Para quantificar e qualificar a carne produzida em abate técnico dentro da indústria frigorífica comercial, a ciência da carne baseia-se na mensuração objetiva das características de carcaça apresentadas entre a 12a e 13a costelas.

AOL (área de olho-de-lombo em cm²)

Indicador de musculosidade e rendimento de cortes cárneos.

EGS (espessura de gordura subcutânea em mm)

Proteção da carcaça à “queima do frio” traduzindo-se em garantia de maciez e precocidade de abate

Picanha (espessura de gordura subcutânea em mm na picanha)

Complemento da EGS para animais em regime de pasto avaliados sem Software

O Software BIA coleta e salva 9 imagens / animal gerando informações objetivas das características de carcaça dos bovinos com o bônus da AOL/100, Ratio e Marmoreio exclusivos.

  • AOL/100 (área de olho-de-lombo em cm² / 100 kg Peso Vivo)
  • Ratio (relação altura / largura da área de olho-de-lombo)
  • MAR (gordura entremeada em %) - suculência, sabor e maciez sensorial

Dado aos valores de herdabilidades das características de carcaça, a importância da mensuração com qualidade é fundamental. A Ultrasound Guidelines Council (EUA) audita os equipamentos adequados sendo a tecnologia Software BIA, juntamente com o conjunto Ultrassom Aloka SSD 500 V (Old / New), Sonda de 17 cm 3,5 MgHz (UST-5049-3.5) e o Cartão de Captura de Imagem ”Image Nation Capture Card (PX-610-A00 - exclusivo)”, certificados para coleta com precisão e repetibilidade.

A ultrassonografia Software BIA é a previsão deste resultado nos animais vivos, auxiliando a identificar os melhores indivíduos para multiplicação ou na tomada de decisão para padronização de carcaças da engorda comercial e gourmet.

Herdabilidade

A DGT Brasil é pioneira na mensuração objetiva do Marmoreio
para todas as raças na América do Sul.