Dia de Campo – Fazenda Araponga
No dia 22/01, em Jaciara/MT, aconteceu o Dia de Campo da Fazenda Araponga. O evento reuniu 150 pecuaristas de diversos estados e regiões do Brasil para um dia de palestras e troca de informações a respeito do atual cenário e futuro da pecuária brasileira.
“O principal objetivo da Fazenda Araponga é aumentar a rentabilidade e lucratividade dos nossos clientes, produzindo animais com grande AOL. A genética é uma das ferramentas que têm poder para maximizar o desempenho a pasto e em confinamento em diversas propriedades, resultando em maior lucratividade do produtor.” É o que diz Roberto Aguiar, um dos responsáveis pelos trabalhos da Fazenda. O destaque para a importância da genética também foi trazido durante as palestras.
Entre os palestrantes, que abordaram temas relevantes para uma pecuária mais eficiente, assertiva e lucrativa, estava a Diretora Técnica da DGT Brasil, Liliane Suguisawa. Em sua palestra “Evolução e Ultrassom de Carcaça”, Liliane falou sobre a importância da ultrassonografia de carcaça na conquista evolutiva dos animais pois, é através da mensuração, que medidas assertivas podem ser tomadas. “Neste dia de campo todos os produtores puderam ver que animais de extrema semelhança em eficiência econômica podem ter biotipos diferentes, possibilitando uma gama enorme de variabilidade genética de trabalho e de escolha do seu futuro reprodutor” concluiu ela.
Segundo Shiro Nishimura, a data foi escolhida baseada nos serviços de ultrassonografia realizado pela DGT na Fazenda: “após a realização das ultrassonografias pela equipe da DGT é possível mostrar todas as mensurações que nós conseguimos coletar dos nossos animais, e mostrar para os amigos nosso progresso ao longo desses anos utilizando o software da DGT Brasil”. Para ele, o Dia de Campo é isso: amigos reunidos compartilhando bons resultados e discutindo as melhores estratégias e rumos para a obtenção de sucesso e lucratividade na pecuária!